2 de agosto de 2010

Sobre a Feira do Livro

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por iniciativa de Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. O evento, que ocorre sempre no fim de outubro e meados de novembro, consolida e promove o incentivo e a difusão do hábito de ler. Uma das mais antigas do país, a feira é considerada a maior do gênero a céu aberto da América Latina. Além de praça de alimentação, estandes para patrocinadores e veículos de comunicação, a feira tem espaços destinados aos expositores e à promoção de atividades artísticas e culturais em torno do livro e da leitura.

Realizada no coração do centro histórico da capital gaúcha, a feira é dividida em três áreas: a Área Geral, que está localizada na Praça da Alfândega e na Rua dos Andradas, a Área Internacional, na Avenida Sepúlveda, e a Área Infantil e Juvenil, instalada no Cais do Porto.

Todos os anos centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros mediadores da leitura participam da feira, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados nos prédios do Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Casa de Cultura Mario Quintana, principais espaços culturais de Porto Alegre. O autor do Dicionário do Morcego, Sílvio Ribas, vai partir da edição deste ano, a 56a.

Fonte: Câmara do Livro de Porto Alegre

Nenhum comentário: