Postagens

Mostrando postagens de maio 3, 2009

Batman longe da aposentadoria

Imagem
por Claudio R. S. Pucci Em 1939, quando o desenhista Bob Kane chamou seu colega escritor Bill Finger para dar uma espiada no personagem que estava desenvolvendo para a DC Comics, não tinham a menor ideia de que estariam criando um dos maiores ícones das histórias em quadrinhos, que iria reger soberano por 70 anos. Depois do sucesso inesperado de Superman no ano anterior, os editores da DC queriam mais e mais personagens para a lucrativa nova mídia chamada HQ, e contratou uma série de artistas para desenvolver novas idéias. Kane, fanático por vampiros, veio com a idéia do Homem-Morcego e Bill Finger, por anos sem crédito na criação, deu uma afinada no conceito, dando um ar mais real à figura. Estava criado o Batman e seu alter-ego Bruce Wayne. Na verdade o personagem é uma junção de várias referencias culturais daquela época. Tem pitadas de Zorro, algumas características do Sombra e já havia um personagem das pulp magazines chamado The Bat, que também era detetive. Isso não importa, o

O segredo do morcego

Imagem
A revista Piratas do Tietê publicou uma história engraçadíssima dos personagens de Laerte com Batman. Parece coisa de colegial, mas a mudança de contexto do Cavaleiro das Trevas, que resolve se juntar aos bárbaros das tira de quadrinhos brasileira, é antológica. "Sabe qual é o segredo do Morcego?", pergunta o herói cabisbaixo para depois responder com um trocadilho no estilo "Mário, que Mário?". O próprio Laerte me lembrou por e-mail que tem também outra história que ele zoa com um editor (crítico). Ao perguntar "Cadê o Batman nessa história?", surge o próprio encoxando o cara. Besteirol puro. Clássico puro.

Bat-charges do Son Salvador

Imagem
O chargista Son Salvador , do Estado de Minas/Diários Associados , é um dos melhores que já conheci. Desde criança, era uma referência para mim. De tempos em tempos, eu guardava algumas charges mais engraçadas deles e as que faziam referência a Batman e outros personagens do universo do Morcegão. Revirando meus bat-alfarrábios em razão dos 70 anos de Batman, encontrei algumas. Essas deste post, por exemplo, são de junho de 2005, inspiradas pelo filme Batman Begins .