Postagens

Mostrando postagens de Maio 12, 2009

Mito Setentão

Imagem
Ao completar sete décadas de existência, Batman se consagra como megassucesso de vendas

Sílvio Ribas

Festa do septuagenário aqui no Brasil ainda não decolouBatman chega este mês aos 70 anos com fatos e números dignos de respeito e estudo. O famoso personagem das histórias em quadrinhos, propriedade do grupo norte-americano Warner, se consolidou como a mais bem-sucedida e duradoura obra coletiva da indústria cultural, marcada por dezenas de colaboradores e por coleção de sucessos em todas as mídias, particularmente na televisão e no cinema. Se depender dos produtores do homem-morcego e dos aficionados do personagem espalhados pelo mundo, essa trajetória ainda vai longe. "Este é o ano do morcego! Celebrar sete décadas não é pra qualquer um. Temos boas surpresas reservadas para os fãs do herói", promete Levi Trindade, editor de revista de Batman no Brasil (publicada pela Panini) em recente comunicado.

Apesar desse entusiasmo todo, a festa do septuagenário — que chegou às bancas …

Bat-notícia de Portugal

Imagem
Homem-morcego surgiu pela primeira vez na revista "Detective Comics" de Maio de 1939

Por F. Cleto e Pina

Há 70 anos, a revista "Detective Comics " publicava a primeira banda desenhada de Batman, um dos mais célebres, populares e rentáveis heróis da indústria dos quadradinhos norte-americanos.

Na capa, estava impressa a data de Maio de 1939, embora alguns estudiosos afirmem que foi posta à venda a 18 de Abril ao preço de 10 cêntimos - que teriam sido um óptimo investimento para quem tivesse guardado um exemplar em bom estado, pois hoje facilmente atingiria os 300 mil dólares (cerca de 225 mil euros).

Essa primeira BD, "The Case Of The Chemical Syndicate", gráfica e narrativamente ingénua para os nossos dias, "Bat-Man", era apresentado como "uma personagem misteriosa e aventureira que luta pelo bem e derrota malfeitores" e investigava uma série de roubos e assassinatos. O seu lado negro já estava patente, como demonstra o comentário feito ap…