8 de julho de 2010

Dupla dinâmica inspira USArmy

A Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa (Darpa) norte-americana anunciou dois projetos de pesquisa em tecnologia para criar, no futuro, supersoldados capazes de obter vantagens no campo de batalha. Batman e Robin são as siglas escolhidas para BATizar os sistemas. O Biochronicity and Temporal Mechanisms Arising in Nature (Batman) estudará a "relação entre sistemas biológicos e o universo espaço-temporal de aplicações avançadas dos princípios das ciências físicas".

Entre os temas estudados, de acordo com a Darpa, estão a biologia quântica e relógios moleculares, reinicialização e sincronização de relógios biológicos, conversão de itens em microescala para macroescala, processamento de sinais e relógios fisiológicos de tempo e cognição. O Robustness of Biologically-Inspired Networks (Robin) busca entender as redes biológicas presentes na natureza para construir modelos que facilitem a comunicação humana.

Entre as áreas de atuação estão explorar o comportamento coletivo, modularidade de redes e biologia, vigilância imunológica sintética e modelo e design de redes biológicas. A Darpa é a responsável pelo nascimento da rede que serviu como embrião da internet, conectada pela primeira vez em 29 de outubro de 1969.

Fonte: G1, anteontem

Nenhum comentário: