Como ser Batman - 1

Só encontrei agora o texto de reportagem do The New York Times, publicado por Veja há quase um ano (Para a ciência, Batman existe?, na edição de 21 de julho de 2008), assinada por JR Minkel, especulando sobre a possibilidade de existir um Batman na vida real, partindo de um livro sobre o tema, escrito pelo professor canadense E. Paul Zehr (foto). Vejamos:

De todos os super-heróis, Batman é o mais terrestre. Não tem superpoderes oriundos de um mundo distante e tampouco foi mordido por uma aranha radioativa. Tudo que o protege do Coringa e de outros vilões de Gotham City é sua inteligência e um físico moldado por anos de treinamento - combinados a uma vasta fortuna para alcançar seu potencial máximo e equipá-lo com batmóveis, batcabos e outros bat-apetrechos, é claro. No blockbuster de 2005, Batman Begins, o vingativo Bruce Wayne afia seus instintos assassinos nas ruas por sete anos antes de se jogar numa prisão butanesa e se envolver com a misteriosa Liga das Sombras, que o ensina o caminho dos ninjas. Agora, é a vez de O Cavaleiro das Trevas, que acaba de estrear nos cinemas.

Para investigar se alguém como Bruce Wayne poderia fisicamente se transformar em uma devastadora gangue de um homem só, o site da revista Scientific American procurou E. Paul Zehr, professor-associado de cinesiologia (ciência dos movimentos do corpo humano) e neurociência da Universidade de Vitória, na Columbia Britânica (Canadá), e praticante de chito-ryu karatô-do há 26 anos. O livro de Zehr, Becoming Batman: The Possibility of a Superhero (Transformando-se em Batman: a possibilidade de um super-herói), a ser lançado em outubro pela Editora da Universidade Johns Hopkins, trata exatamente dessa questão. Leia a seguir trechos da entrevista com o especialista.


O que os gibis e filmes nos contam a respeito das habilidades físicas de Batman?
Há uma citação de Neal Adams, um grande desenhista de Batman, que diz que o homem-morcego venceria ou poderia participar de todas as competições das Olimpíadas. Se eu fosse seu treinador, provavelmente o colocaria no decatlo. Embora Batman seja mostrado nos gibis como o mais forte e o mais rápido e todas essas outras coisas, na verdade não é possível ser tudo isso de uma só vez. Para ser Batman corretamente, o que você realmente precisa é ser excepcionalmente bom em muitas coisas diferentes. É quando você junta todos os pedaços que você tem o Batman.

O que é mais plausível na caracterização das habilidades de Batman?
Você poderia treinar alguém para ser um fabuloso atleta e ter uma experiência significativa em artes marciais, e também para usar alguns de seus equipamentos, que exigem uma grande proeza física. A maior parte do que você vê ali é viável no nível de que alguém poderia ser treinado àquele extremo. Veremos esse tipo de coisa em menos de um mês, nas Olimpíadas.

O que é menos realista?
Um ótimo exemplo está nos filmes, quando Batman luta contra múltiplos oponentes e de repente está enfrentando dez pessoas. Se você apenas estimar a rapidez com que alguém pode socar e chutar, e quantas vezes você pode atingir uma pessoa por segundo, chega-se a números como cinco ou seis. Isso não significa que você conseguiria lutar com cinco ou seis pessoas. Mas também é difícil para quatro ou cinco pessoas atacarem alguém simultaneamente, por ficarem no caminho uns dos outros. Seria mais realista haver dois agressores.

Por quanto tempo Bruce Wayne teria de treinar para se tornar Batman?
Em algumas das linhas do tempo vistas nos gibis, a história diz que ele fica fora (em treinamento) por cinco anos - outras versões dizem três, oito ou até 12 anos. Em termos das mudanças físicas (força e condicionamento), isso está acontecendo bem rapidamente. Estamos falando de três a cinco anos. Considerando as habilidades físicas necessárias para se defender de todos esses oponentes o tempo todo, eu diria de 10 a 12 anos. Provavelmente a representação mais realista de Batman e seu treinamento estejam em Batman Begins.

Por que um tempo de treinamento tão longo?
Batman realmente não pode se dar ao luxo de perder. Perder significaria a morte - ou pelo menos a impossibilidade de ser Batman novamente. Mas outro ponto importante seria ter habilidades suficientes para se defender sem matar ninguém. Porque isso faz parte de seus princípios. Seria muito mais fácil lutar contra alguém se você pudesse incapacitá-lo com força extrema. Atingir alguém na garganta poderia ser um golpe letal. Isso é bem fácil de fazer. Mas se você está pensando em algo que não resulte em força letal, isso é mais delicado. Ser tão bom, lutar sem ferir ninguém de forma letal, exige um nível extremamente alto de habilidades que levariam talvez de 15 a 18 anos para serem acumuladas.

De onde vem o prazo de 15 a 18 anos?
Vem do meu próprio treinamento em artes marciais e do aprendizado sobre quanto tempo uma pessoa leva para responder a situações simples - sem falar nas complexidades de bombas de fumaça explodindo e pessoas usando grandes bat-trajes. Não importa quanto treinamento você tenha, quando estamos sujeitos a uma grande quantidade de stress psicológico, cometemos muito mais erros. A polícia fala nisso quando utiliza o chamado treinamento baseado na realidade. Levam-se anos e anos para se ter a segurança de ser capaz de agir quando alguém está atacando você de verdade.

O que é um regime de treinamento realista?
Eu não coloquei um manual de treinamento no meu livro, mas seria interessante fazer um treinamento de pesos especializado para desenvolver a habilidade de trabalhar em uma taxa muito alta durante talvez 30 segundos a um minuto (o período máximo de tempo associado com suas lutas). Um dos primeiros gibis mostra o personagem levantando um peso enorme acima de sua cabeça. Esse não é o tipo correto de adaptação para socar e chutar. Ele precisa se assegurar de que esteja usando todas as habilidades treinadas ao mesmo tempo, para que realmente utilize as adaptações (físicas) lentamente obtidas. Nas artes marciais convencionais, quando pessoas recebem treinamento com armas, trata-se de um tipo de treinamento de poder e força.

Que efeitos todo esse treinamento teria no corpo de Bruce Wayne?
Pesquisei o que a DC Comics (editora de gibis) e alguns outros livros dizem (sobre o físico de Batman). Assumi a estimativa de que Bruce Wayne começou com aproximadamente 1,90 metro de altura e 84 quilos. Dei-lhe 20% de gordura corporal (levemente abaixo da média) e um índice de massa corporal de 26. Digamos que depois de 10 ou 15 anos, depois de transformado em Batman, ele pese cerca de 95 quilos com 10% de gordura corporal. Ele provavelmente ganhou mais de 20 quilos de músculos. Seus ossos realmente seriam mais densos, o oposto da osteoporose.

Estamos falando de ossos densos de uma forma fora do comum?
A mudança porcentual é bem pequena - talvez 10%. No judô, onde se vê muitos agarramentos e tombos, você terá mais densidade nos ossos longos do tronco. No karatê e outras artes marciais onde ocorrem muitos chutes, haverá uma densidade bem maior nas pernas. O muay thai (kickboxing) é um ótimo exemplo. Eles sempre dão esses chutes com a tíbia. Eles tentam condicionar o corpo chutando objetos progressivamente com mais força e por mais tempo.

E quanto ao tempo de reação?
Há evidências de que praticantes de futebol americano e de hóquei têm uma habilidade aprimorada para perceber o movimento no tempo. No livro uso o exemplo de Steve Nash arremessando a bola, mesmo que ele não possa ver onde o recebedor do passe estará. Especialistas são capazes de extrair mais informação com maior rapidez que os outros. É quase como se os seus sistemas nervosos ficassem mais eficientes.

Como Batman conseguiria descansar o suficiente?
A dificuldade para Batman é que ele precisa tentar dormir durante o dia. Ele ficará muito cansado, na verdade, a menos que possa realmente trocar o dia pela noite. Se fosse apenas um sujeito noturno, ele seria muito mais saudável e teria um sono bem melhor do que se continuasse a se comportar como faz hoje, que é receber alguma luz aqui e ali. Isso vai estragar seus padrões e duração do sono.

Combater os criminosos de Gotham todas as noites não teria seu preço?
A parte mais irreal da forma como Batman é retratado é a natureza de seus ferimentos. Na maior parte do tempo, nos gibis e nos filmes, mesmo quando ele ganha, geralmente acaba levando uma boa surra. Há um fracasso real em mostrar o efeito acumulativo disso. No dia seguinte ele está fazendo a mesma coisa, tudo de novo. É mais provável que ele estivesse cansado e ferido.

Há alguma indicação nos quadrinhos sobre a longevidade da carreira de Batman?
Os gibis são realmente vagos em relação a isso, obviamente. Em O Retorno do Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, ele mostra deliberadamente um Batman envelhecido voltando da aposentadoria, e o destaca como estando mais fraco e cansado. Em algum lugar entre 50 e 55 anos, ele provavelmente se aposenta. Seu desempenho está decaindo. Está sempre enfrentando adversários mais jovens. Isso é bem no fim, quando ele será capaz de se defender e não ter de lidar com aquela força letal. Isso foi mostrado em uma série animada chamada Batman Beyond.

Ah, sim. É o futuro; Batman está velho e treina um garoto para substituí-lo.
Você conhece aquela série? O que aprendemos é que Batman, já mais velho, mas antes de se aposentar, realmente usou uma arma contra um malfeitor, porque precisou fazê-lo. Suas habilidades o deixaram na mão de forma que ele não foi capaz de se defender sem machucar outra pessoa. E foi aí que ele decidiu se retirar da cena.

Como todas as surras afetaram sua longevidade?
Lembrando que ser Batman significa nunca perder: se você analisar eventos consecutivos onde lutadores profissionais tiveram de defender seus títulos - Muhammad Ali, George Foreman e outros -, o período mais longo que encontrará é de cerca de dois ou três anos. Isso de certa forma bate com a carreira média dos runningbacks (corredores do futebol americano) da Liga de Futebol Americano. É de aproximadamente três anos. A questão é que não é muito longa. É muito duro se tornar Batman em primeiro lugar, e é duro se manter quando você chega lá.

Há uma pesquisa sugerindo que concussões podem gerar depressão em jogadores da NFL. Esse poderia ser um motivo pelo qual o Cavaleiro das Trevas é tão pensativo?
Passei por muitos quadrinhos e Graphic Novels e só encontrei um par de exemplos onde alguns dos golpes na cabeça de Batman tiveram o efeito de algo como uma concussão. Na vida real, esse seria um resultado bastante provável. Ele é capaz de compensar alguns dos danos físicos à sua cabeça porque o uniforme funciona um pouco como um capacete. Mas esses golpes definitivamente somariam. Já que eles não admitem que ele tenha concussões, você não pode defini-las como a razão pela qual ele é pensativo.

Você acha que Batman tomaria esteróides para se curar mais rapidamente?
Não. Há um gibi onde ele tomou esteróides. Ficou um pouco louco e desistiu deles.

Na sua opinião, quantos de nós poderiam se tornar um Batman?
Se pegarmos a porcentagem de bilionários e multiplicarmos pela porcentagem de pessoas que se tornam atletas olímpicos, provavelmente chegaríamos a uma estimativa próxima. O ponto mais importante é o que um ser humano realmente consegue fazer. O alcance do desempenho que você pode conquistar é simplesmente enorme.

Fonte: www.veja.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só o pó na capa do Batman...

O segredo do morcego

O Coringa no Funk