Coluna Sequencial

Nos 70 anos de Batman,
Bruce Wayne fica de fora

por Claude Bórnel

Vejam só que santa-ironia! Batman completa 70 anos de existência, a contar de sua estréia na edição número 27 da revista Detective Comics, em maio de 1939, mas não está mais em circulação para soprar as velinhas. É isso mesmo! No atual arco de histórias em circulação nos Estados Unidos, "Battle for the Cowl" ("Batalha pelo Manto"), Bruce Wayne morreu e os discípulos travam uma espécie de "disputa interna" para ver quem será aquele que passará a se vestir como o cruzado de capa e combater o crime em Gotham City.

Não deixa de ser uma baita jogada de marketing nos gibis, abrindo as portas para o lançamento de oito novos títulos envolvendo diretamente o personagem ou apenas derivados. No entanto, deixa um gosto amargo na boca dos fãs mais tradicionais do personagem criado por Bob Kane. Outro fato que pode desagradar alguns é a controvérsia criada por estudiosos de quadrinhos sobre a data de nascimento do personagem.

O site The Golden Age of Comic Books (www.goldenagecomics.org/wordpress/2009/04/18/the-year-of-the-bat-70-years-old-today) garante que, embora a data de publicação da capa da Detective Comics seja maio de 1939, a revista foi lançada em 18 de abril de 1939. Daí que, por essa versão, estamos celebrando o aniversário do Morcegão com um mês de atraso.

Para saber tudo de tudo sobre Batman, uma ótima fonte de consulta é o blog Dicionário do Morcego (www.dicionariodomorcego.blogspot.com), do jornalista Silvio Ribas, um verdadeiro aficcionado pelo personagem que escreveu livro de mesmo nome e já conversou aqui conosco.


FONTES
www.opovo.com.br/colunas/sequencial/878721.html
www.opovo.com.br/colunas/sequencial/649998.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só o pó na capa do Batman...

O segredo do morcego

O Coringa no Funk