Viva os 25 Anos da Batbase!


A principal recompensa que obtive como pesquisador do fenômeno Batman foi a amizade construída ao longo de décadas com fiéis admiradores do maior herói da cultura pop. Com eles troquei informações preciosas, ampliei as redes de contatos no Brasil e exterior, compartilhei momentos únicos de diversão, estudo e congraçamento, desenvolvi projetos em parceria e, por fim, ampliei minha compreensão sobre o fascinante universo nerd. Essa trajetória pessoal tem rico capítulo com o fã-clube Batbase – criado em novembro de 1997 pelo empresário paulista Renato “Morcegão” Araújo, até hoje seu líder e figura central.

O primeiro contato que fiz com a agremiação sediada em Guarulhos (SP), a partir de Belo Horizonte, foi lá por volta de 2005, convertido logo de cara em dados para meu catálogo de investigações sobre o Cavaleiro das Trevas: o Dicionário do Morcego. Nele registrei verbetes tanto sobre a confraria de milhares de associados quanto sobre o seu presidente, atuante em manifestos públicos e reportagens na imprensa e sempre apoiador de iniciativas da emergente onda geek. A Batbase surgiu para mim na forma de site, um dos mais completos do país sobre o personagem, num tempo que a internet engatinhava.

Naquele meu primeiro ano como associado, Renato e os seus companheiros prestigiaram, em 25 de junho, o lançamento do meu livro na loja da Comix, mais tradicional ponto de encontro dos viciados em quadrinhos da capital paulista. Dali passei a me integrar cada vez mais ao time de camisetas pretas, com os quais também interagiam outros camaradas batmaníacos de Sampa e do Rio, como André Troesch, Robson Brasil, Jorge Ventura e o saudoso Márcio Escoteiro. Em diferentes ocasiões, a confraria indicou, divulgou e abriu espaços relevantes para apresentar o meu trabalho, incluindo seus muitos canais online.

Foi por meio da Batbase que tive a oportunidade de realizar um segundo lançamento em São Paulo da minha enciclopediazinha, em 30 de julho de 2005. Tive um sábado inteiro de autógrafos na mesa colocada pelo megaevento organizado pelo clube no Shopping Internacional de Guarulhos, que fez a alegria de todas as idades. Os visitantes conferiram itens raros de coleções, fãs fantasiados e até o Batmóvel “de verdade” do sócio Eduardo Vilibor. Nessa toada, em 13 de agosto, estive com a turma na Feira do Livro Infanto-Juvenil, na Bienal, onde me reuni com Ivan Reis, o então desenhista oficial de Batman.

No fim da tarde daquele dia ainda participaria de bate-papo com o público na livraria Lima Barreto, também na capital paulista, ao lado de Gonçalo Júnior, autor de Guerra dos Gibis (2004). Fui por fim um dos retratados pela mostra Batman no Brasil, que a Batbase realizou na Estação Sé do metrô paulistano, em novembro de 2006. Onde circulavam diariamente um milhão de pessoas, painéis com textos e fotos traziam curiosidades sobre 20 aficionados. Meus amigões me conectaram com cosplayers, agentes de festas e tantos mais talentos engajados no universo do Homem-Morcego. Por tudo isso, muito obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só o pó na capa do Batman...

O segredo do morcego

O Coringa no Funk