Dos quadrinhos para a vida real

por Claude Bornél

O que é o herói? Pela definição do Dicionário Aurélio, herói é um homem (ou mulher) extraordinário pelos feitos guerreiros, valor ou magnanimidade. Encontramos heróis nos quadrinhos, na vida real e, de vez em quando, heróis da vida real que se apropriam da imagem do dos gibis para entrar em ação. Às vezes, os motivos para vestir um uniforme colante "igual" ao de um personagem conhecido não chega a ser dos mais nobres. Mas, em outras vezes, fazem toda a diferença. Em qualquer dos casos, difícil não dizer dizer que são heróis.

(...). Em julho do ano passado um homem não-identificado invadiu a Câmara de Vereadores de Joinville (SC) vestido com um uniforme de Batman. O propósito do cidadão foi protestar contra um aumento de 36% nos salários dos vereadores. Ele invadiu o plenário exatamente na hora em que a votação estava acontecendo e, ao menos, conseguiu que o presidente da Câmara, Fábio Dalonso, interrompesse a sessão até que o "cruzado embuçado" fosse retirado pelos seguranças. Bem, a sessão foi reaberta em seguida e o aumento, aprovado, mas o herói se fez mostrar mais uma vez, ao procurar fazer-se ouvir o descontentamento popular.


PAPAI HERÓI - Apenas alguns dias depois do protesto isolado no Brasil, integrantes da organização "Pais por Justiça", que defende, no Reino Unido, os direitos dos divorciados a verem seus filhos, promoveram um protesto curioso. Dois pais vestidos de super-heróis dos quadrinhos - um de Superman, outro de The Flash - subiram no telhado da casa da congressista do Partido Trabalhista, Harriet Harman, obrigando-a a sair para facilitar o trabalho da polícia. A idéia de organização de associar os pais a heróis dos gibis não chega a ser nova. Em uma das curiosas campanhas do grupo, que alcançou bastante notoriedade no Reino Unido, um integrante vestido de Batman conseguiu chegar até um balcão do Palácio de Buckingham. (...)


Fonte: www.opovo.com.br (20/04/09), coluna Seqüencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só o pó na capa do Batman...

O segredo do morcego

O Coringa no Funk