Pontes entre Jokers

Demorou, eu sei. Fiz muito mistério, mas listo abaixo, finalmente, a série de paralelos entre os Coringas (Jokers) de 1989 (Jack "Napier" Nicholson) e 2008 (Heath Ledger). Alguém aí, tem mais alguma sugestão?

1) Reunião com a cúpula das máfias de Gotham City.

2) Resposta mortalmente dura para quem o chamou de louco.

3) Uso da TV com vídeo gravado, usando de uma vítima (refém) para dar recado a Batman.

4) Duelo estilo western (ao pôr do sol) com Batman, chamando o herói a atirar primeiro. A diferença está no veículo usado na aproximação (jato e moto).

5) Uso de pergunta-bordão para assustar suas pretensas vítimas: "Já dançou com o demônio sob o pálido luar?" e "Sabe como ganhei esse sorriso?"

6) Fixação por cartas de baralho (até aí uma coisa intrínseca ao personagem).

7) Abordagem à garota de Bruce Wayne/Batman.

8) Faz pouco caso de uma montanha de dinheiro. Abre mão de milhões de dólares para aterrorizar a cidade inteira.

9) Na Luta final com Batman, o Coringa de 1989 fica com três cortes na cara. Em TDK, antes do Coringa ser jogado do prédio, Batman o fere no rosto, formando uma terceira cicatriz e deixando Ledger quase igual a Nicholson. (Jorge Ventura)

10) Luta final entre Batman e Coringa: no alto de um edifício (no caso de 1989, uma catedral) eles lutam e o Coringa acaba caindo. No caso do filme do Burton, a bat-corda prende o pé do Coringa numa gárgula e faz com que ele caia, com os pés para baixo e a cabeça pra cima. Em TDK, a bat-corda salva o Coringa, ao invés de causar sua morte. O Coringa cai com os pés pra cima e a cabeça pra baixo, em direção ao chão. Ou seja, a cena foi totalmente invertida. Foi a maneira do Nolan dizer: "Era assim que você devia ter feito, Burton". (Pedro Ventura)

11) Ambos tinham o desejo de colocar um sorriso no rosto das pessoas. Só que o de 1989 usava o tóxico Smilex. O de 2008 usa mesmo uma faca. (Matheus, SP)



PS: O Jorge me lembra ainda outra ponte, mas com o Joker de Cesar Romero. Trata-se da máscara usada por Ledger no assalto ao banco, que se parece com a do Coringa num episódio da série televisiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só o pó na capa do Batman...

O segredo do morcego

O Coringa no Funk