Em busca da Gotham da vida real

Quatro experts no Homem-Morcego escolhem o cenário perfeito para o herói. Nova York e Chicago estão fora

Natália Zonta - O Estado de S.Paulo

Na macabra Gotham, ele surge das sombras. Com roupa de morcego e jeitão sério, Batman talvez seja o herói mais misterioso entre os que ganharam a telona. Tanta escuridão, dizem os fãs, é culpa da cidade sinistra onde vive.

E você, caro aprendiz de morcego, se pudesse escolher uma Gotham City real, qual cidade elegeria? Fizemos essa pergunta a quatro verdadeiros "doutores" no assunto e todos deram seus palpites.

Uma condição foi imposta: Nova York e Chicago não poderiam ser citadas. Afinal, a metrópole fictícia foi inspirada na Big Apple. A cidade, inclusive, era chamada de Gotham no século 19. O nome faz alusão à antiga Gotam, na Inglaterra, conhecida pela perversidade dos moradores.

Já Chicago foi cenário de Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008) e de Batman Begins (2005). A semelhança com Gotham é tanta que Neal Adams, desenhista dos gibis do herói desde 1970, disse que sempre se inspirou na cidade.

Ruas tenebrosas da terra da garoa

As ruas estreitas do centro de São Paulo foram escolhidas por Silvio Ribas, de 38 anos, autor do Dicionário do Morcego (Flama Editorial, 276 págs., R$ 35). "Os sinais de decadência vão compor um bom cenário", diz. Site: www.visitesaopaulo.com.

Mistérios ocultos pelo fog de Londres

Uma cidade coberta por névoa e um tanto erma à noite. Para Sidney Gusman, de 41 anos, editor do Universo HQ, a Londres melancólica de Charles Dickens (1812-1870) seria um palco e tanto para Batman."Os prédios góticos se misturam aos modernos. Isso poderia ser explorado." Site: www.visitbritain.com.br.

Uma bela ponte no set de Praga

Para ser Gotham é preciso ter belas pontes. E a capital checa possui uma das mais admiradas do mundo, a Ponte Carlos, sobre o Rio Moldava. Renato Araújo, de 36 anos, presidente do fã-clube Batbase, concorda."O lugar tem também de ser escuro e um pouco frio", diz. Site: czechtourism.com.

Aventura oriental em Hong Kong

Bruce Wayne esteve lá em sua última aventura. Mas bem que poderia ficar mais. Batman, anote aí: a dica é do presidente da Ordem Filosófica do Homem-Morcego, Jorge Ventura, de 45 anos. "Uma cidade populosa, com muitos conflitos, seria uma boa Gotham", diz. Site: www.discoverhongkong.com.


A LOCAÇÃO IDEAL

Deve ter muitos arranha-céus. Sem eles, onde o Homem-Morcego iria se pendurar?

- Pontes, muitas pontes
- Becos escuros
- Uma pitada de desigualdade
- Criminalidade. O que seria de Batman sem os vilões?

Fonte: Estado de S. Paulo de hoje

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só o pó na capa do Batman...

O segredo do morcego

O Coringa no Funk