Batman na Tropicália



Bat macumba
(Caetano Veloso e Gilberto Gil)

Batmakumbayêyê batmakumbaobáBatmakumbayêyê batmakumbaoBatmakumbayêyê batmakumbaBatmakumbayêyê batmakumBatmakumbayêyê batmanBatmakumbayêyê batBatmakumbayêyê baBatmakumbayêyêBatmakumbayêBatmakumbaBatmakumBatmanBatBaBatBatmanBatmakumBatmakumbaBatmakumbayêBatmakumbayêyêBatmakumbayêyê baBatmakumbayêyê batBatmakumbayêyê batmanBatmakumbayêyê batmakumBatmakumbayêyê batmakumbaoBatmakumbayêyê batmakumbaobá

Fonte: Tropicália


ENTREVISTA COM O GRUPO BATMAKUMBA, DOS EUA

BLOG: Existe alguma relação entre Batman e Batmakumba?

ALEX: Não diretamente. Mas a música indiretamente usava o bat como uma qualificação de macumba. Como se fosse a macumba do Batman ou algo que viesse de fora, a velha estória da Tropicália de misturar o que é intrinsicamente brasileiro com as influências exteriores. Como nossa música é uma continuação dessa tradição, indiretamente referimos ao Homem-Morcego.

DEFINIÇÃO DE BATMACUMBA: Única música que, nos três discos tropicalistas, realiza intencionalmente a proposta concreto-antropofágica. Realiza a superposição dos códigos verbal, sonoro e visual, com misturas de referências culturais: Batman (quadrinhos e a indústria cultural), macumba (elemento cultural brasileiro) e iêiêiê (música jovem, do rock). Visualmente, o texto apresenta contração e expansão vocabular da poesia concreta com rompimento da sintaxe e da semântica lineares. Há quem enxergue na letra a forma das asas do morcego.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só o pó na capa do Batman...

O segredo do morcego

O Coringa no Funk